Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página

Gestão de Risco

- Fortalecimento da Governança e Melhoria da Gestão -

 

 

Nota Técnica 01 2016

Nota Técnica do Centro de Controle Interno do Exército que discorre sobre Gerenciamento de Riscos na Área Administrativa das  UG do Comando do Exército.


Nota Técnica 02 2013

        Apresentação de alguns conceitos fundamentais aplicados na Gestão de Riscos


Instrução sobre Gestão de Riscos – 2016

Instrução sobre o Processo de Gestão de Riscos – 2016


IN Conjunta CGU MPOG

Instrução Normativa Conjunta da CGU e MPOG que dispõe sobre controles internos, gestão de riscos e governança no âmbito do Poder Executivo federal.

 

Guia de Orientação MPOG

Baseado no Orange Book, este Guia tem como objetivos principais apoiar o Modelo de Excelência do Sistema de Gestão Pública no que tange ao tema de gerenciamento de riscos e prover uma introdução ao tema gerenciamento de riscos.

Critérios Gerais de Controle Interno

Estudo do TCU que analisa os modelos de referência em gestão de riscos e controles internos e como os diversos países pesquisados trataram a questão em seus ordenamentos jurídicos .


Auditoria com Foco em Processo e Risco – Artigo TCU

As diretrizes apresentadas neste artigo servem de guia para que o auditor, conforme a sua necessidade, se aprofunde no assunto e passe a aplicar os conceitos aqui expostos em trabalhos de fiscalização, de modo a contribuir para a melhoria da governança e, consequentemente, para o alcance dos objetivos organizacionais ou de políticas públicas.

Documento RCA (Riscos e Controles na Aquisições) – TCU

O documento RCA – Riscos e Controles nas Aquisições encontra-se publicado na Internet (acesso público a partir da página da Selog: http://www.tcu.gov.br/selog, pelo menu “Riscos e Controles nas Aquisições”).

O documento, de caráter doutrinário, foi construído a partir de 214 outros documentos possuindo 370 afirmativas, sendo 117 riscos, 150 possíveis controles internos para mitiga-los e 103 outras (definições, considerações etc.), distribuídos pelas fases, etapas e tarefas do metaprocesso de contratação proposto (números da primeira versão, publicada em 6/6/2014).

O foco do trabalho concentrou-se prioritariamente na fase de planejamento da contratação, o que se justifica pelo fato de que as condições postas nos editais e termos de referência são os instrumentos utilizados nas fases seguintes de escolha do fornecedor e da execução contratual.

COSO

Tradução da PricewaterhouseCoopers do Sumário Executivo do Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission (COSO).

ISSAI Nível 1 e 2

As Normas Internacionais das Entidades Fiscalizadoras Superiores (ISSAI) de Nível 1 e 2 foram elaboradas pela International Organization of Supreme Audit Institutions (INTOSAI) e traduzidas pelo Tribunal de Contas da União em 2016.

ISSAI Nível 3

As normas de nível 3 abrangem os princípios fundamentais de auditoria do setor público (ISSAI 100), de auditoria financeira (ISSAI 200), de auditoria operacional (ISSAI 300) e de auditoria de conformidade (ISSAI 400).

 

Orange Book

O “The Orange Book Management of Risk – Principles and Concepts“ (Gerenciamento de Riscos – Princípios e Conceitos) é produzido e publicado pelo HM Treasury do Governo Britânico (Orange Book). O Orange Book foi amplamente utilizado como a principal referência do Programa de Gerenciamento de Riscos do Governo do Reino Unido, iniciado em 2001.

Diálogo Público

Material de especialização do TCU para melhoria da Governança Pública.


 

Normas ISO ABNT

 A leitura das normas abaixo, referência em Gestão de Riscos, é altamente recomendada, e as mesmas devem ser adquiridas em seus respectivos sites, não estando disponíveis para download nesta página. Para mais detalhes leia Carta da ABNT sobre Direitos Autorais (Carta da ABNT sobre Direito Autoral )

ISO 31000 Gestão de Riscos

Esta Norma fornece princípios e diretrizes genéricas para a gestão de riscos.

http://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=57311


ISO 31010 Técnicas para o Processo de Avaliação de Riscos

Esta Norma é uma norma de apoio à ABNT NBR ISO 31000 e fornece orientações sobre a seleção e aplicação de técnicas sistemáticas para o processo de avaliação de riscos.

http://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=90516


ISO Guia 73

Este Guia fornece as definições de termos genéricos relativos à gestão de riscos. Destina-se a incentivar uma compreensão mútua e consistente, uma abordagem coerente na descrição das atividades relativas à gestão de riscos e a utilização de terminologia uniforme de gestão de riscos em processos e estruturas para gerenciar riscos.

http://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=57312


AS NZS-4360 Risk Management

A AS/NZS 4360:2004 é uma norma australiana-neozelandesa de âmbito mundial. Ela enfatiza que a cultura da Gestão de Riscos deve ser inserida na filosofia, nas práticas e nos processos de negócio da organização, em vez de ser vista ou praticada como uma atividade em separado. Embora o conceito de risco seja freqüentemente interpretado em termos de perigo ou impacto negativo, essa norma vê os riscos como a exposição às conseqüências da incerteza ou como potenciais desvios do que foi planejado ou do que é esperado.

https://shop.standards.govt.nz/catalog/4360%3A2004%28AS|NZS%29/view


Fim do conteúdo da página