Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página

DIA DA ARMA DE ARTILHARIA

Publicado: Segunda, 10 de Junho de 2024, 14h21 | Última atualização em Segunda, 10 de Junho de 2024, 14h27

O Dia da Artilharia é uma homenagem à figura de Emílio Luís Mallet, o Barão de Itapevi. A data é destinada a homenagear uma das mais importantes posições de um grupo militar...

O Dia da Artilharia é uma homenagem à figura de Emílio Luís Mallet, o Barão de Itapevi. A data é destinada a homenagear uma das mais importantes posições de um grupo militar: a artilharia. A Artilharia do Exército Brasileiro compreende, atualmente, dois ramos distintos: a Artilharia de Campanha e a Artilharia Antiaérea. A Artilharia de Campanha possui uma dotação de morteiros, obuseiros, foguetes e mísseis e tem como missão destruir ou neutralizar os alvos inimigos que ameacem o êxito das operações, inclusive com o emprego dual na defesa do litoral. No que concerne à Artilharia Antiaérea, equipada basicamente por canhões e mísseis, responsabiliza-se pela defesa de pontos sensíveis e estratégicos contra as ameaças aéreas inimigas.

O combate moderno, incerto e complexo torna a missão da Artilharia desafiadora, exigindo de seus quadros um contínuo aperfeiçoamento profissional, técnico e tático. Demanda muito estudo, pesquisa e planejamento para que suas armas possam ser mais eficientes e assim cumprir o objetivo estabelecido. Visando acompanhar essa ininterrupta evolução, a Artilharia avança na incorporação de recentes tecnologias para a melhoria dos materiais e para o adestramento da tropa.

7º CGCFEx: GERANDO SOLUÇÕES PARA FORTALECER A GOVERNANÇA E A GESTÃO!

 

 
 
 
Fim do conteúdo da página